Você sabe qual a sua PEGADA ECOLÓGICA?


Alguma vez você já parou pra pensar no fato de que a maneira como vivemos deixa marcas no ambiente?

Pois é isso mesmo. 

Nossa caminhada pela Terra deixa “rastros” e “pegadas”, que dependendo da forma como caminhamos, são maiores ou menores.

De acordo com o WWF (World Wide Fund for Nature), o conceito de “Pegada Ecológica” surgiu como uma metodologia de contabilidade ambiental, cujo objetivo é avaliar a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais.

Seu resultado é expresso em hectares globais (gha) e possibilita a comparação entre diferentes padrões de consumo, podendo inclusive verificar se estes estão dentro da capacidade ecológica (biocapacidade) do planeta.

Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano.

Já a biocapacidade, representa a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pelo ser humano.

Desta maneira, a Pegada Ecológica contabiliza os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção de Dióxido de Carbono (CO2).

Para chegar ao resultado da pegada ecológica, o WWF construiu a “Calculadora da Pegada Ecológica”. 

Veja o vídeo a seguir e confira este recurso:


Agora é a sua vez, clique no link a seguir, siga as instruções do site, calcule a sua pegada ecológica e depois comente seus resultados e considerações.

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO ECOSSISTÊMICA DO MILÊNIO (AEM)

O que é SUSTENTABILIDADE?