O que é SUSTENTABILIDADE?

Sustentabilidade

Desenvolvimento sustentável é aquele que é capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não deve esgotar os recursos para o futuro.

Foi definido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMED/ONU),  visando propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

No ano de 1987, a comissão citada recomendou que fosse produzida uma nova declaração universal sobre a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, que ficou conhecida como Relatório Brundtland e que foi publicado com o título "Nosso Futuro Comum". 

Neste documento, foi apresentada a proposta de integrar a questão ambiental no desenvolvimento econômico, fazendo surgir um novo termo e uma nova forma de pensar o progresso. 

Para atingir tais objetivos, os governos devem devem adaptar os seguintes procedimentos: 
  • Diminuir o consumo de energia, promovendo o desenvolvimento de tecnologias que utilizem as chamadas fontes energéticas renováveis (ou alternativas); 
  • Controlar a urbanização selvagem e a integração entre campo e cidades menores; 
  • Preservar a biodiversidade dos ecossistemas; 
  • Limitar o crescimento populacional; 
  • Aumentar a produção industrial nos países não industrializados cuja base são as tecnologias ecologicamente adaptadas; Garantir alimentação em longo prazo.
Preservar a biodiversidade dos ecossistemas
COMO SE ALCANÇA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

Planejamento e reconhecimento de que os recursos naturais são finitos, são os dois principais elementos necessários para se buscar o desenvolvimento sustentavél. 

O principal desafio é que este conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que considera o meio ambiente. 

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. 

Em diversas situações, as atividades econômicas são valorizadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. O que não se considera, nesta forma de se pensar é que desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

Podemos concluir então, que o desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Para enriquecer ainda mais seu aprendizado sobre o assunto, recomendamos este trecho da palestra: "Por que a Sustentabilidade é Turquesa?", com o professor, astrônomo e economista José Eli da Veiga, da Universidade de São Paulo (USP).


Bem sabemos que o conceito de Sustentabilidade é bastante complexo, sendo que nesta postagem colocamos apenas uma breve provocação para lhe aguçar a curiosidade e conhecer muito mais, buscando principalmente atitudes para fazer a diferença na defesa e proteção ambiental.

Quer conhecer mais? 

Acesse um dos cursos relacionados ao tema, indicados logo abaixo desta nossa postagem. São formações em instituições respeitadas, com certificados válidos e cargas-horárias fundamentais para o enriquecimento de seu currículo. Bons estudos!
_______________________________________________

GOSTOU DE NOSSO POST? 
DEIXE SEU COMENTÁRIO E COMPARTILHE-O COM SEUS AMIGOS!
_______________________________________________

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA VIP E FIQUE INFORMADO(A) DAS NOVIDADES DE NOSSO BLOG E TRABALHO!

Entre com seu melhor e-mail:


Delivered by FeedBurner
___________________________________________________

Sustentabilidade - Brava Cursos

Curso de Sustentabilidade - 24 horas

Práticas de sustentabilidade - IPED

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO ECOSSISTÊMICA DO MILÊNIO (AEM)