5 de JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Um manual de bolso para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente -dia 5 de junho de 2011

Bem vindo!

Bem vindo ao nosso manual de bolso para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês). Esse é o seu guia prático para a comemoração do próximo WED no dia 5 de junho de 2011, que vai te inspirar com novas idéias e te ajudar a se juntar à crescente comunidade global do WED.

Neste ano, o WED apoia o Ano Internacional das Florestas da ONU com o tema Florestas: A Natureza a Seu Serviço, que destaca os vários serviços essenciais à vida que as florestas fornecem e a ligação intrínseca entre nossa qualidade de vida e a saúde dos ecossistemas florestais.

Fundo

O Dia Mundial do Meio Ambiente (WED) foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o Homem e o Meio Ambiente, em 1972.

É um evento que incentiva governos, comunidades e indivíduos de todo o mundo a participar ativamente de vários tipos de atividades para melhorar o estado do meio ambiente. As comemorações temáticas anteriores do WED incluiram cuidados com a terra e a água, a camada de ozônio, mudanças climáticas, desertificação, desenvolvimento sustentável, dentre outros. Todos eles estão de alguma forma ligados ao tema deste ano: as florestas.

O WED é comemorado pelo mundo afora de várias maneiras, incluindo passeatas nas ruas, passeios coletivos de bicicleta, shows verdes, competições escolares de redação e pôsteres, ações de plantio de árvores, esforços de reciclagem, campanhas de limpeza e muito mais. Isso tudo aumenta a atenção e ações políticas que visam à conservação do nosso precioso meio ambiente.

O objetivo principal do WED é incentivar as pessoas a fazerem um esforço que contribua positivamente para o meio ambiente.

Que tal experimentar algo bem legal para o WED deste ano? Nossa sugestão: Flash Mobs!


Planejando algo para o WED?

Aqui estão cinco passos rápidos

  1. Determine os interesses para o WED
  2. Verifique quais atividades estão planejadas no âmbito nacional
  3. Faça uma ligação do seu evento com o tema do WED
  4. Prepare um planejamento
  5. Comemore conosco

Sugestão para Comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente este ano

FLASH MOBS

O que isso envolve?

Conseguir que uma grande quantidade de pessoas faça algo espontâneo de maneira sincronizada e que chame atenção do público. Normalmente se trata de uma atividade pública e involve uma coordenação complexa e sincronia perfeita. Os participantes de uma flash mob não precisam necessariamente se conhecer e geralmente se dispersam logo após a atividade.
Exemplos de experiências passadas notáveis incluem brigas de travesseiro em público, boates silenciosas, ficar imóvel como estátuas, tocar e cantar.
  • É feito com redes de pessoas que geralmente não se conhecem.
  • Os participantes de flash mobs são atraídos por idéias criativas e inovadoras. Procure por ‘Flash Mob’ na internet para descobrir inúmeras idéias que você pode aplicar na sua área.

Por que apoiar essa atividade?

Esta é uma maneira divertida e relativamente fácil de fazer com que as pessoas se envolvam por uma causa e também deixar uma impressão duradoura nos espectadores, que ficarão surpresos.
  • O evento pode ser organizado sem custos, precisando somente do tempo investido no planejamento e coordenação.
  • Funciona muito bem com o público jovem.

Como organizar isso?

Uma vez que você tem uma idéia formada, identifique uma rede alvo e espalhe sua ideia e como deseja implementá-la. Uma página de evento do Facebook é uma plataforma excelente e fácil para alistar pessoas e mantê-las informadas sobre a atividade.
  • Escolha uma data, horário e local mas não divulgue-os em um primeiro momento.
  • Ofereça a seus seguidores no Twitter e no Facebook algumas sugestões de datas, horários e locais e peça para que eles respondam, somente para você, quais preferem. A partir daí, determine a melhor data e local.
  • Dê instruções clara aos participantes sobre o que espera que façam quando chegarem ao local determinado e como o evento será iniciado. Lembre-se que o sigilo vai atrair curiosidade. Dependendo da atividade proposta, divulgue somente o mínimo de informação necessária. No entanto, tenha em mente que algumas pessoas não concordarão em participar se não forem divulgados alguns detalhes.
  • Planeje para que o evento atraia o máximo de atenção possível, mas sem que haja muito tumulto.
  • Alerte alguns membros da imprensa quando se aproximar a data do evento.
  • Peça que algumas pessoas filmem discretamente ou tire fotos do evento. Isso é muito importante pois será o principal registro da atividade.Você pode também enviar vídeos para o site do WED para maior visibilidade.
  • Lembre-se de explicar o motivo de seu evento já que é por uma boa causa. Faça o download de logos e outros materias informativos que você possa distribuir para o público após o evento.
  • Registre sua atividade junto ao WED e divulgue notícias após o evento para os membros da página no Facebook.

Participação/ Parcerias/ Patrocinadores

Pense em formar parcerias com empresas de telefonia celular para utilizar serviços de envio de mensagem em massa (lembrando que as mensagens somente devem ser enviadas para o grupo limitado de pessoas que concordar em participar da atividade). Empresas de telefonia celular podem estar dispostas a patrocinar algumas atividades.

Importante: Certifique-se de que sua atividade não causará muita perturbação nem danos a qualquer propriedade. Lembre-se de consultar autoridades públicas caso seja necessário, para evitar problemas legais.

Sinta-se à vontade para compartilhar este guia do WED com seus amigos, comunidade local, colegas de trabalho, sociedade, agências governamentais e quaisquer associações que você acha que possam ter interesse em planejar uma atividade e participar do WED.

Mais informações acesse: http://bit.ly/ONU_BR
_______________________________________________

GOSTOU DE NOSSO POST? 
DEIXE SEU COMENTÁRIO E COMPARTILHE-O COM SEUS AMIGOS!
_______________________________________________

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA VIP E FIQUE INFORMADO(A) DAS NOVIDADES DE NOSSO BLOG E TRABALHO!

Entre com seu melhor e-mail:


Delivered by FeedBurner
___________________________________________________

CPT - Centro de Produções Técnicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é o SUJEITO ECOLÓGICO

AVALIAÇÃO ECOSSISTÊMICA DO MILÊNIO (AEM)

UNEC - Curso TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE